O escritor algarvio Fernando Pessanha apresenta «A Devota e a Devassa» em Huelva

28 03 2016
A devota e a devassa.jpg

A devota e a devassa

Depois de várias apresentações em Portugal e em Espanha, é a vez da Biblioteca Provincial de Huelva receber a apresentação da novela “A Devota e a Devassa”, o novo livro de Fernando Pessanha, a novela histórica publicada pela 4Águas Editora, e com que inaugura a colecção “Blokos / Narrativa”.

De acordo com o autor, “o Clube de Leitura de Língua Portuguesa e as apresentações promovidas pela Biblioteca Provincial de Huelva têm sido da maior importância para a divulgação e promoção do património cultural português no país vizinho”.

Quanto à obra, diz-nos o editor da 4Águas Edições, Vitor Cardeira: “com este novo livro, A Devota e a Devassa, a matriz literária de Pessanha transpira a partir de todas as linhas. Mas, uma nova vertente exploratória conduz a estória: o humor, a ironia e o sarcasmo. Breve novela picaresca passada na centúria de setecentos (…) dá-nos a conhecer, em breves e geniais pinceladas, a sociedade e o país, as gentes e as representações sociais da época“.

Por outro lado, a docente universitária Adriana Freire Nogueira, que prefaciou a obra, refere que “a mestria de Fernando Pessanha como ficcionista (…) torna a espelhar-se nesta novela: dispersando discretas informações na narrativa, que nos deveriam preparar para o desfecho, apanha-nos desprevenidos, fazendo com que, por isso, apreciemos ainda mais a elegância e a inteligência com que nos surpreende”.

O evento, promovido pelo Clube de Leitura de Língua Portuguesa da biblioteca, terá lugar às 19:00 horas (espanholas) do dia 18 de Abril (segunda-feira). A sessão contará com a presença do autor, estando a apresentação a cargo do coordenador do clube de leitura, João Pereira, e do poeta espanhol Uberto Stabile. A entrada é livre.

contos ilustrs

Contos Ilustr.s

Ainda no mesmo dia, o Clube de Leitura de Língua Portuguesa da Biblioteca Provincial de Huelva recebe a apresentação de “7 Contos Ilustr.s”, a nova antologia publicada pela editora Lua de Marfim, de Lisboa, onde se encontram alguns dos nomes mais representativos do atual panorama literário algarvio.

António Manuel Venda, de Monchique, Fernando Esteves Pinto, de Olhão, Fernando Pessanha, de Vila Real de Santo António, Paulo Moreira, de Faro, Paulo Kellerman, de Leiria, Pedro Afonso, também de Faro, e Vítor Cardeira, de Tavira, dão corpo a esta antologia ilustrada por artistas como José Bivar, Paulo Serra, Gilda David, Inês Ramos, Reinaldo Barros, Sara Ceriz e Adão Contreiras.

A obra, coordenada por Fernando Esteves Pinto, conta ainda com um prefácio da autoria de Miguel Real, para quem o prazer da leitura deste livro, “causado pela singularidade rara de cada história, inundará a consciência fazendo-a vibrar de um modo intenso, forçando-a à reflexão através da diversão”.

Anuncios

Acciones

Information

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




A %d blogueros les gusta esto: